O World Series of Poker (WSOP) foi criado em 1970 em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos. Esse torneio de pôquer é um dos maiores do mundo e reúne os melhores jogadores dessa modalidade.
Um dos principais elementos que fazem com que o WSOP seja tão prestigiado é o valor elevado de suas premiações. Na edição de 2022, por exemplo, a premiação total do torneio chegou a mais de 80 milhões de dólares.
Naquela edição, mais de mil jogadores se classificaram para a premiação e dividiram esse prêmio incrível. Os brasileiros não ficaram de fora da oportunidade de ganhar prêmios nesse evento.
Com o WSOP Brazil e sua respectiva premiação, diversos jogadores aproveitaram para testar suas estratégias e tentar levar para casa o tão cobiçado prêmio. Mas o WSOP não virou esse sucesso do dia pra noite.
Início na Texas Gambling Reunion
De acordo com registros históricos, o WSOP começou como uma ideia no Texas Gambling Reunion – ou seja, reunião de jogos do Texas. Esse evento aconteceu no ano de 1969 e foi apenas no ano seguinte que o torneio passou a se chamar World Series of Poker.
Foi quando o campeão da 1ª edição do WSOP, Johnny Moss, foi consagrado nos registros históricos como o primeiro grande campeão desse torneio tão famoso na atualidade. Mas foi em 2005 que as coisas mudaram vertiginosamente.
Após a aquisição do WSOP por parte da Caesars Entertainment, esse torneio ganhou um formato completamente diferente a partir de 2005. Pois a organizadora resolveu criar satélites ao longo do território norte-americano.
Em 2007 foi a vez dos torneios na europa, o WSOPE. A expansão desse torneio seguiu ao longo dos anos seguintes e, atualmente, o WSOP funciona em um torneio de circuitos internacionais.
Além disso, nas edições de 2020 e 2021, o WSOP foi realizado online. Com isso, quem tinha experiência em cassinos com pôquer na internet já saia na frente por conhecer a dinâmica desse jogo na rede.
Texas Hold’em é formato do Main Event
O Main Event do WSOP é o evento mais aguardado desse torneio. Pois é nele que é decidido quem é o grande campeão que levará a premiação máxima dessa competição. Para se classificar para o evento principal os jogadores de pôquer precisam ganhar torneios que não são o principal.
É com base nos braceletes e premiações que os jogadores que ganharam eventos que não são os principais conseguem vaga no final e disputam a maior premiação do WSOP. O formato dessa disputa é o Texas Hold’em, modalidade mais famosa entre os jogadores de pôquer.
Isso não significa que o WSOP não tenha outras variações de pôquer. Muito pelo contrário, o jogador encontra diversas opções para jogar, como o pôquer fechado, por exemplo. Mas o carro chefe é mesmo o Texas Hold’em.
Devido ao seu sucesso ao longo dos anos, as projeções são de muita prosperidade para esse que é um dos maiores eventos de pôquer do mundo.